Você se sente mal consigo mesmo quando você comete um erro? Pois tenho uma boa notícia para você: os erros devem ser motivos de celebração e não de tristeza. Vou explicar o porquê. Continue lendo.
Ouça também o episódio correspondente do podcast Papo de Coach:
Quem tem medo de cometer um erro?
Uma coisa eu posso afirmar sobre você, mesmo que eu não o conheça. É o fato de que você já cometeu muitos erros e ainda cometerá muitos outros na vida. E por que eu posso afirmar categoricamente isso?
É simples. É porque você é tão humano como eu e como qualquer outra pessoa que já pisou neste planeta.
Os erros são uma parte inseparável da experiência de ser humano.
O que eu quero mesmo perguntar para você é o seguinte: se errar é humano por que então você se incomoda e fica triste quando erra? É porque todos nós temos plantado em nosso interior a aspiração, o chamado, para sermos perfeitos.
Infelizmente a maioria de nós não aprendeu a reconhecer essa verdade tão evidente. Somos pessoas que “fazem de conta” que já somos perfeitas e por isso mesmo ficamos chocados quando erramos.
A consequência: tristeza e incapacidade de nos perdoar. É mais fácil manter-se no engano e jogar a culpa pelo erro em outras pessoas, em acontecimentos, no governo etc.
Temos medo do erro porque o erro evidencia a nossa imperfeição para nós mesmos. Além disso mostra como realmente somos para as outras pessoas. Por isso, a primeira dica de hoje é a seguinte: assuma sua imperfeição!
Faça sempre o seu melhor para acertar na primeira vez, porém reconheça, entenda, assuma e compreenda que você é um ser humano em evolução e por isso mesmo passível de cometer erros.
Ao assumir essa mentalidade, você passará a ser menos sensível aos seus erros e mais propenso a aprender com eles.
Não lastime, celebre seus erros!
Na minha experiência como educador, muitas e muitas vezes pude constatar que meus alunos só obtiveram um verdadeiro e permanente aprendizado após cometerem muitos erros e, claro, aprendendo com esses erros.
Anote isto: o erro, por pior que ele possa parecer, por mais grave que ele aparente ser, no fundo é uma oportunidade fantástica de aprendermos algo valioso para as nossas vidas e assim, subirmos mais um degrau evolutivo rumo ao sucesso.
Por isso, celebre os seus erros pois eles são as ferramentas que permitirão que você se torne um ser humano melhor, mais evoluído.
Thomas Edison cometeu mais de 1000 erros no processo de inventar a lâmpada elétrica. Leia mais neste outro de meus artigos. Edison aprendia com os erros e crescia com seus acertos.
Uma das definições de insanidade é “fazer sempre a mesma coisa e esperar conseguir um resultado diferente”. Como a mosca que repetidamente bate no vidro da janela esperando sair…
Portanto: errar é humano mas permanecer no erro é uma verdadeira burrice! Aprenda com os seus erros, planeje o que será feito diferente na próxima oportunidade e vá em frente. O único erro que é bom é o erro novo. Os antigos devem ser compreendidos, aprendidos e superados.
Uma dica final
Aprenda com os erros que os outros cometeram antes de você.
Primeiramente para reconhecer que todos temos a mesma condição humana falível. Segundo, para aproveitar as mesmas lições que os outros estão tendo e assim, evitar que você precise passar pelo mesmo erro em sua vida.
E aí? Está disposto a encarar seus erros com novos olhos?
Sobre o Autor