Páscoa é convite a caminhar para a luz

Nem todo mundo sabe a verdade sobre a Páscoa. E você?

Compartilhe este artigo:

Provavelmente você já notou que o feriado da Páscoa não cai sempre no mesmo dia do ano. Agora, por que isso acontece e qual é o significado por trás disso, você sabe?

Para muitos, como acontece com outras datas ao longo do ano, a Páscoa é só mais um feriado, um dia para descansar do trabalho e estudos…

Porém a verdade é que existe um significado profundo sobre a festa da Páscoa que pouca gente conhece. A Páscoa é na verdade um convite para o crescimento pessoal.

Examinemos a Páscoa

Vamos examinar primeiro a origem da palavra. No nosso bom e velho português, a palavra Páscoa derivou de uma palavra da língua dos judeus (o hebraico): “Pessach” (pronuncia-se ´pessárr´).

O “Pessach” judaico diz respeito a um episódio da vida de Moisés (o nome não deve se desconhecido para você, “Os dez mandamentos”, tá lembrado?).

Aproximadamente em 1500 A.C., Moisés liderou o povo de Israel, de uma situação de 400 anos de escravidão (no Egito) para uma situação de liberdade (em Canaã – terra “em que corre leite e mel”). Esse episódio ficou conhecido como o Êxodo do povo hebreu.

Um dos pontos altos dessa jornada foi a miraculosa “passagem” (pessach) pelo mar vermelho, que teria se aberto para que o povo passasse a pé enxuto. Logo depois o mar fechou, matando afogados todos os soldados egípcios que vinham na perseguição do povo israelita e libertando definitivamente o povo.

Resumindo, o povo liderado por Moisés realizou uma transição (passagem) de uma situação de sofrimento, escravidão e morte (da escuridão) para uma situação nova de liberdade, alegria e vida (para a luz).

Em inglês, a palavra para Páscoa é “Easter”, derivada de East (leste). O sol (a luz) nasce no Leste. A terminação –er, em inglês, forma palavras que significam “ser de”, “trabalhar com”. Conclusão, em inglês o nome da festa é um convite para “dirigir-se”, “ser como”, “ir na direção” da luz.

Na tradição cristã, a Páscoa celebra a vitória da vida (luz) sobre a morte (escuridão), marcada pela ressurreição de Jesus Cristo, morto três dias antes.

Assim, na essência, a Páscoa é uma lembrança anual para deixarmos aquilo que é escuridão em nossas vidas e irmos em direção à vida, ao crescimento, à liberdade.

Qual o melhor dia do ano para celebrar a Páscoa?

Há muito tempo, o homem percebeu que durante o inverno as noites são mais longas que o dia (isso se deve ao movimento de translação e rotação da terra). De certa forma, no inverno, a noite vence o dia.

O inverno, especialmente no hemisfério norte (Europa) que é de onde vem a tradição da Páscoa, é marcado por dias escuros, pelo frio e pela diminuição da atividade humana e aparente morte da vida vegetal (não é possível plantar nem colher, as árvores perdem as folhas e secam) – “morte”.

Porém, com a aproximação da primavera, as noites vão diminuindo até que no dia do equinócio (do latim, aequus (igual) e nox (noite)) a duração da noite é igual à duração do dia.

Após o equinócio os dias passam a ser visivelmente mais longos que a noite. Com a primavera, a volta do calor traz esperança e permite a volta da atividade humana. A natureza volta a verdejar e reviver. É possível novamente plantar e colher – “vida”.

Por conta disso a Páscoa cai sempre no primeiro domingo de lua cheia após o equinócio da primavera (no hemisfério norte). Por ser lua cheia, a própria noite é mais iluminada, acentuando ainda mais a ‘brilhante’ vitória da luz sobre a escuridão.

Todos os demais símbolos da Páscoa (velas, coelhos, ovos etc.) também remetem à fertilidade e à vida.

Conclusão

Espero que você tenha percebido que esta época é um momento forte do calendário para uma reflexão:

1) Quais são as sombras em sua vida atualmente? Quais são as situações de ‘morte’, de ‘escravidão’, de ‘tristeza’?
2) Qual é a luz, a esperança, a vida que você precisa que brilhe mais em sua vida?
3) Como realizar a sua Páscoa (passagem) das sombras para a luz?

Psiuu. Um lembrete: um Processo de Coaching pode ajudar muito. Faça o teste para saber mais.

FIQUE ATUALIZADO !
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Deixe um comentário