Gostaria de conseguir realizar mais com o seu tempo? Ser mais produtivo? Apresento uma técnica simples para você experimentar e conferir o resultado pessoalmente. É a técnica Pomodoro (“tomate”, em italiano).

A técnica Pomodoro nada mais é do que um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. A técnica utiliza um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos chamados de ‘pomodoros’. O curioso nome vem do formato dos cronômetros de cozinha em forma de tomate, muito comuns na época.

O método é baseado na ideia de usar pausas frequentes durante o trabalho, visando o aumento da agilidade mental e eficiência. A técnica Pomodoro é extremamente simples e fácil de ser implementada. A ideia central é trabalhar por 25 minutos com foco total na tarefa, seguidos de 5 minutos nos quais você pode fazer o que você quiser para distrair-se e descansar.

Veja a seguir um passo a passo para você mesmo implementr a metodologia.

Ítems necessários

  • papel e caneta;
  • um cronômetro com alarme (timer de cozinha, smartphone, etc).

Nota: existem algumas ferramentas online e alguns software aplicativos desenvolvidos em cima da metodologia para facilitar a implementação. Veja algumas sugestões para você explorar ao final deste artigo.

Procedimento

  1. Inicie criando uma lista das tarefas prioritárias para realizar no dia. Liste as tarefas e deixe um espaço na frente delas para registrar os pomodoros.
  2. Escolha a primeira tarefa que você vai trabalhar.
  3. Desligue tudo o que possa te distrair: e-mail, whatsapp, redes sociais, televisão, janelas de programas que não serão usadas… tudo o que não tiver relação com a tarefa a ser executada deve ser tirado do caminho.
  4. Programe o cronômetro para emitir um alarme sonoro após 25 minutos. Esses 25 minutos formam um pomodoro (portanto, 1 pomodoro = 25 minutos de trabalho).
  5. Comece a trabalhar na tarefa. Concentre toda a sua atenção e não permita que nada o distraia. Foco total. Só pare quando o cronômetro soar o alarme.
  6. Marque um ‘x’ na lista, em frente a tarefa na qual você está trabalhando, para indicar um pomodoro concluído.
  7. Use os 5 minutos de descanso para fazer o que você quiser. Verifique e-mails, vá ao banheiro, assista um vídeo no Youtube, coma ou beba algo… Você merece.
  8. Repita os passos 4 a 7 até que a tarefa seja concluída.
  9. Comece a trabalhar na próxima tarefa da sua lista.
  10. A cada 4 pomodoros realize uma pausa maior, de 15 a 30 minutos.

Algumas regras-chave:

    • Uma vez iniciado, o pomodoro não pode parar.
    • Se por motivo de força maior, um pomodoro precisar ser interrompido, marque qual foi a urgência/interrupção causadora na lista de tarefas. Faça o possível para encerrar o pomodoro atual.

Para que serve marcar os ‘x’ na lista?
Serve para registro de quantos pomodoros a tarefa levou para ser concluída. Sabe qual a importância disso? No futuro, quando você tiver uma tarefa semelhante, você pode consultar seus registros e verificar exatamente quanto tempo (pomodoros) essa tarefa vai necessitar. Assim, a sua habilidade de planejamento vai ser grandemente melhorada.

Por exemplo, eu já sei que um artigo como este costuma levar em média dois pomodoros para ser escrito. Com esta informação eu consigo planejar na minha semana os momentos que eu vou dedicar a escrever.

Para saber mais:
Técnica Pomodoro – site do autor (em inglês)

Ferramentas sugeridas:
Windows / Mac:
Keep Focused – este é o que eu costumava usar.
Tomighty – Este é o que eu estou testando no momento.

Android / Iphone:
Eu pessoalmente só utilizo ferramentas no meu PC. Mas é só realizar uma busca no Google Play e no Apple Store por ‘pomodoro’ que resultarão em dezenas de opções para escolher. Bom divertimento!

Você acredita que esta técnica pode trazer bons resultados para você? Sim? Não? Por quê?

Tags: |

Sobre o Autor

Antonio Albiero
Antonio Albiero

Antonio Albiero é Mentoterapeuta Integrativo, Engenheiro e Educador. Atua na indústria há 30 anos e há mais de uma década tratando, mentorando evoluindo e desenvolvendo pessoas.

3 Comentários


  1. Técnica muito importante, porque leva a pessoa a ter disciplina no cumprimento de uma tarefa, especialmente aquelas desagradáveis.

  2. Técnica muito interessante para se manter a disciplina, especialmente com aquelas tarefas desagradáveis.