Gostaria de propor um pensamento para você nesta semana: Como é o efeito ondulação causado por suas ações?
Recentemente eu esbarrei em uma incrível citação em um grupo que estou participando. Um colega no grupo destacou um trecho de um livro que ele estava lendo sobre a importância do “propósito”.
Ele disse o seguinte:
Não é uma citação incrível? E tão verdadeira, dita com tão poucas palavras…
O efeito ondulação e o seu propósito de vida
Eu sei que quando eu fico atolado demais nos detalhes da vida, focado demais no meu dia-a-dia, às vezes isso faz com que eu desanime um pouco, pensando que o meu trabalho pode ser duro demais.
Mas quando eu desloco “a minha câmera mais para trás”, e observo através da lente agora posicionada mais longe, eu consigo ter acesso a um panorama maior. E aí eu consigo me lembrar e apreciar o propósito maior por trás de tudo que eu faço. Me conecto com a minha missão e aí tudo volta a fazer sentido de novo.
Me vem à mente a imagem de uma pedra lançada na superfície de um lago de águas calmas. O lançamento da pedra demandou apenas uma ação simples, única. Mas essa ação provoca uma reação na superfície do lago, sempre.
A pedra cria uma série de ondulações que viajam para longe do ponto onde a pedra caiu. E esse efeito faz com que eu reflita e também me inspira, despertando algo profundo dentro de mim, algo que faz com que a vida seja imensuravelmente mais fácil e mais agradável.
Não importa qual seja a sua carreira, ou como você vive a sua vida, é super-hiper-importante que você tire algum tempo para se conectar com a forma como suas ações estão – ou poderiam estar – fazendo a diferença em um nível maior do que você mesmo.
Como é o seu efeito ondulação? Reflita.
Se você é professor, como é que as suas ações afetam a vida dos seus alunos de uma forma que você talvez não veja, inicialmente? Lembre-se: a onda viaja para longe do ponto onde a pedra tocou o lago.
Se você escreve, como é que as suas palavras inspiram outras pessoas a pensar de forma diferente?
Como um amigo, membro da sua família ou como um colega de trabalho, como suas ações contribuem para a vida daqueles que estão à sua volta?
Qual é o potencial efeito “ondulação” daquilo que você faz?
Somos seres únicos com as nossas próprias necessidades individuais, mas também é importante sentirmos que fazemos “parte de” algo. É uma necessidade humana fundamental.
Como diz o autor da citação: se não o fizermos, o nosso bem-estar começa a sofrer.
Então, do que é que você faz parte?
Qual é o SEU efeito ondulação? E, mais importante, esse efeito está alinhado com o seu propósito maior? Você tem um propósito claro e definido? Ou a vida anda sem sentido, uma ação atrás da outra, sobrevivendo em dias áridos, sem cor nem sabor?
Reserve um tempinho para pensar sobre isso.
E tenha uma ótima semana!
Sobre o Autor