O artigo desta semana foi escrito a meu convite pela publicitária Mariana Reis, empreendedora, especialista em Branding Pessoal e proprietária da Reis Branding (Rio Claro, SP).
Mas veja só, de forma alguma estou dizendo para você ser falso ou ser alguém que não é. Mas sim para escolher transmitir o melhor que já está dentro de você, mostrar para o mundo as qualidades que ninguém ou poucos conhecem ainda.
A importância de sua imagem pessoal
Durante todos os dias da sua vida, você constrói inconscientemente, através de todas as suas atitudes e não atitudes, uma imagem que te representa para os outros. Note que essa imagem não é exatamente quem você é, mas sim, aquilo que os outros percebem de você.
Uma frase que simboliza bem o significado de branding pessoal é “Branding is what people say about you when you are not in the room.” – Jeff Bezos (CEO da Amazon), ou seja, Branding é aquilo que falam de você quando você não está na sala.
Você conhece o Neymar, a Gisele Bündchen ou o Barack Obama? Eles são exemplos de personalidades de sucesso que investem em seu branding pessoal. Isso porque perceberam que a construção de uma boa imagem, usada estrategicamente a seu favor, torna-se um fator chave de sucesso para conquistar os seus objetivos de vida, gerar engajamento e aceitação das pessoas.
Branding Pessoal em 5 passos
1. Tenha foco
Primeiramente, tenha foco! Imagine como seria o cenário ideal da sua vida…
- O que você quer que as pessoas que olharem para você pensem?
- Quando falarem de você, o que você gostaria de escutar?
- Quais qualidades você quer que todos enxerguem em você?
- Você quer que associem seu nome a que?
- Qual imagem transmite aquela pessoa que está no seu emprego dos sonhos?
- Qual imagem transmite aquela pessoa de sucesso que você admira?
2. Defina Estratégias para revelar a sua imagem ideal
A partir do momento que você definiu a sua imagem ideal, descubra quais atitudes você precisa ter e quais qualidades precisam aflorar em você para torná-la real.
Veja exemplos simples e práticos que servem para aplicar em qualquer Branding Pessoal:
Aparência – Tenha uma aparência adequada à sua imagem.
- A base de uma boa apresentação é seu visual. Portanto comece o dia com um bom banho, arrume os cabelos, cuide dos dentes, da pele e das unhas.
- Invista em um bom perfume, seu cheiro faz parte da sua marca pessoal. Lembre-se de não exagerar, pois pode incomodar os outros e causar o efeito contrário.
- Vista-se para o seu emprego/parceiro/objetivo dos sonhos todos os dias. Doe ou se desfaça de acessórios e roupas que não fazem mais sentido para sua nova imagem.
- Lembre-se que seu corpo também “fala”, por isso ande, respire e sorria com elegância. Tenha sempre a postura de um vencedor.
- Comunique mais suas qualidades, conte para as pessoas o que você faz bem, mas sem se gabar.
- Seja educado: diga obrigado, por favor, com licença, me desculpe.
- Cumprimente as pessoas com a mão firme, mas sem apertar. Isso demonstra que você é uma pessoa segura de si.
- Seja gentil e respeite todas as pessoas, não faça diferença.
- Comporte-se como uma pessoa de sucesso: seja pontual, cumpra o que promete.
- Olhe as pessoas nos olhos. Demonstre a certeza no olhar de quem sabe o que quer.
- Alinhe seu tom de voz, não grite nem fale baixo. Tenha clareza e convicção ao falar.
- Ao invés de fazer fofoca, fale sobre ideias, aprendizados, realizações e projetos.
- Seja uma pessoa positiva. Prefira comentar o lado bom das coisas.
- Elogie as pessoas, elas vão se lembrar de você com carinho.
- Tenha seus valores bem definidos. Faça parcerias e se associe ao que for coerente com a sua reputação.
3. Não esqueça o seu perfil online
É comum encontrar nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc.) alguns tipos de perfis: “o reclamão”, “o festeiro”, “aquela que só compartilha desgraça”, “o que vive à espera da sexta-feira”.
Lembre-se que tudo o que está no seu feed, inclusive o que os outros publicam por você, diz muito sobre quem você é. Para a maioria das pessoas que não te conhecem a fundo, o conteúdo ali encontrado representa a sua real imagem para elas.
4. Inspiração sempre
Tenha em quem se inspirar para manter seu branding pessoal com entusiasmo e brilho no olhar, se acomodar está fora de questão. Encontre nas pessoas que você admira a motivação necessária para continuar sendo a melhor imagem de você mesmo. Busque novas atitudes para modelar à medida que sua vida prospera e sua mente se modifica.
5. Consistência e constância
Sua nova imagem só será verdadeira com essas duas palavras mágicas:
- Consistência: que te fará enraizar os novos hábitos e atitudes bem definidos na sua alma;
- Constância: que garantirá a comunicação desses novos hábitos e atitudes dia após dia em sua vida.
Conclusão
A partir do momento que você idealiza e trabalha no seu Personal Branding, você deixa de ser mais um e torna-se único, uma referência naquilo que faz.
Tome essa atitude positiva por você. Comece aos poucos, mude aos poucos, nada precisa ser radical. Comece a transmitir sua melhor imagem nas pequenas atitudes, experimente! Invista em seu branding pessoal e surpreenda-se com os resultados. É sua imagem que está em jogo, o reflexo daquilo que você é. E quem não quer ter um reflexo incrível?
Mariana Reis é publicitária, especialista em branding formada pelo Mackenzie e proprietária da Reis Branding, em Rio Claro.
Sobre o Autor
1 Comentário
Personal Branding, para isso, publicamos abaixo o conceito que embasa estes termos e que corroboramos como base para nossa area de atuacao.