Você já se perguntou por quê fazemos as coisas que fazemos? Quais necessidades buscamos preencher com nossos atos e escolhas? Que força impulsiona e molda todas as nossas emoções, ações, qualidade de vida e, finalmente, nossos destinos?
Pois é. Quer seja por meio de nossos relacionamos, quer seja pela escolha de nossa carreira profissional, em toda e qualquer decisão pessoal, nós encontraremos razões, desejos, necessidades interiores que, conscientemente ou inconscientemente, queremos atender.
Para nos ajudar a aprofundar o entendimento dessas questões, o autor americano, especialista em desenvolvimento pessoal, Tony Robbins, identificou as necessidades humanas fundamentais, que estão por trás de nossas decisões. Robbins notou que todos nós, independentemente de sexo, religião, etnia ou geografia, todos compartilhamos as seguintes seis necessidades humanas fundamentais:
- Certeza
- Variedade
- Significância
- Amor/Conexão
- Crescimento
- Contribuição
Note que estas são as necessidades profundas que fundamentam e motivam cada escolha, cada crença e cada decisão que tomamos. Elas são a força motriz por trás do meu e do seu comportamento.
Por que é importante termos clareza sobre isso? Porque ao ter clareza sobre elas e sobre as formas como elas podem ser satisfeitas, entenderá melhor porque a sua vida é como é atualmente e, mais importante, você terá um conhecimento poderoso para ajudá-lo a promover as mudanças que você deseja. Além disso, você será mais bem equipado para compreender e lidar melhor com as necessidades dos demais.
Vamos agora explorar as seis necessidades humanas elaboradas por Tony Robbins, oferecendo uma melhor compreensão de como cada uma delas molda as nossas vidas.
Esta manhã você provavelmente acordou, se vestiu e foi para o trabalho. Você tinha certeza de que esta manhã, você tinha um emprego. Você tinha certeza de que seu prédio ainda estaria de pé, de que o sol ia seguir seu curso, de que você iria retornar para casa, para sua família. Houve um elemento de previsibilidade no seu dia, certo?
A primeira necessidade humana é a certeza, isto é, a necessidade de segurança, previsibilidade, conforto e de estar seguro quanto ao futuro. Todos nós buscamos um senso de estabilidade e consistência em nossas vidas. A certeza nos oferece essa sensação de controle sobre o ambiente e nos permite lidar com os desafios de forma mais tranquila.
Quando não temos certezas, tendemos a entrar em pânico e a ficar estressados. Por outro lado, quando as coisas ficam muito certinhas, nos sentimos entediados e desmotivados.
- Você é confiável e sempre faz o que diz que fará?
- Você gosta de planejar, criar cronogramas para suas atividades e se considera uma pessoas organizada?
- Você hesita em correr riscos e ter novas experiências?
- Você costuma cair em comportamentos viciantes ou obsessivos?
Enquanto a certeza busca trazer estabilidade, a segunda necessidade humana é a variedade, a necessidade de novidades, de estímulos diferentes e de mudança. Buscamos emoção, surpresas e aventuras para quebrar a monotonia da rotina. A variedade nos mantém engajados e vivos, proporcionando um senso de entusiasmo e desafio em nossas vidas.
Sejamos claros: a maioria das pessoas não gosta de experimentar a incerteza quando se trata das necessidades básicas da vida (comida, roupas, abrigo e água). No entanto, para todas as outras áreas há espaço para a espontaneidade.
Embora seja importante entender a beleza da incerteza, aqueles que a vivenciam como uma de suas principais necessidades humanas básicas podem levá-la ao extremo. Eles se envolvem em mudanças frequentes de emprego ou de relacionamento para ter variedade, ou assumem riscos desnecessários para alcançar a adrenalina que desejam.
- Você geralmente é extrovertido e gosta de conhecer novas pessoas?
- Você está sempre disposto a fazer algo novo e tem diversos tipos de interesses?
- Você costuma ter pouco foco e carecer de habilidades de planejamento?
- Afasta as pessoas nos seus relacionamentos?
A terceira necessidade humana é a significância, isto é, a necessidade de sentir que nossa vida tem propósito e importância. Queremos sentir que estamos contribuindo para algo maior do que nós mesmos, sentir que nossas ações têm significado e impacto positivo no mundo. Mas não só. Essa necessidade também se traduz em um desejo de ser visto, ouvido e escutado – em suma, você quer ser notado, ser importante, ser único.
Podemos satisfazer essa necessidade de muitas maneiras, tanto positivas quanto negativas. Por exemplo, tornar-se alguém de destaque no seu meio. Estar numa posição de liderança, tendo muitas pessoas reportando-se a você. Ou ainda, adotar um comportamento altamente competitivo e voltado para o desempenho. Ser o melhor, destacar-se.
Outra maneira (um tanto ruim) de satisfazer essa necessidade é rebaixando os outros para que nos sintamos melhores do que eles. Também podemos sinalizar nossa singularidade e diferença por meio de roupas, maquiagem ou hobbies incomuns. Usar produtos das marcas mais caras. Pode querer mudar a cor dos cabelos, fazer tatuagens ou colocar piercings em lugares do corpo os mais diversos. Enfim, algo que o destaque da multidão.
Aqueles que não encontram uma maneira positiva de se sentirem importantes podem acabar usando de medidas drásticas, como recorrer ao álcool ou se envolver em conflitos frequentes. Ou ainda, ser a pessoa na sala com os maiores problemas. Ser uma vítima também é uma forma de se se destacar e obter atenção.
Existe um caminho ultrarrápido para satisfazer várias necessidades: a violência. Se eu coloco uma arma na sua cabeça, imediatamente eu me torno importante para você, sou impossível de ser ignorado (significância). Qual é a certeza que você vai me obedecer? Total! E tem algum elemento de incerteza? Sim, pois quem sabe o que acontece depois, como a vítima vai reagir? É inquietante. É por isso que violência sempre esteve por aí e sempre vai estar a não ser que mudemos de consciência, como espécie.
- Você é altamente motivado a ser bem-sucedido e adora estabelecer e atingir metas?
- Você está comprometido com uma causa – ou várias causas?
- Os outros dizem que você se destaca?
- Você se considera excessivamente competitivo, perfeccionista ou dramático?
Como seres sociais, todos nós temos a necessidade de conexão, de nos sentir amados, valorizados e pertencentes a um grupo. Buscamos relacionamentos significativos e genuínos com outras pessoas. Ansiamos por intimidade, por um espaço interpessoal em que possamos ser nós mesmos sem máscaras, sem julgamentos. Queremos esse laço de união com pessoas que pensam da mesma forma – sejam eles amigos, familiares, colegas, membros de um clube ou de uma comunidade online.
Há uma razão pela qual uma das formas mais intensas de punição é dada aos presos quando são colocados na solitária. Mesmo os criminosos mais endurecidos têm uma necessidade humana básica de interação e conexão. É também a razão pela qual muitas pessoas tendem a permanecer em relacionamentos vazios, que não estão funcionando. Preferem ser infelizes em um relacionamento do que ficarem sozinhos.
- Lealdade e generosidade com aqueles que você ama são os seus principais valores?
- Os outros acham que você é confiável?
- Você tem fortes laços sociais, mas às vezes pode perder o senso de identidade e achar difícil dizer “não”?
A quinta necessidade humana é a de crescimento, a necessidade de expandir nosso conhecimento, habilidades e experiências. A estagnação pode levar à insatisfação, enquanto o crescimento contínuo nos traz uma sensação de progresso e realização pessoal. O objetivo de muitas pessoas é alcançar uma determinada posição, uma meta financeira ou um determinado estilo de vida. Quando chegam lá, ficam estagnados e infelizes porque não estão mais crescendo.
As pessoas ficam mais felizes quando sentem que estão progredindo. Todos nós precisamos de algo pelo qual lutar, algo que nos desafie a crescer e nos expandir emocional, espiritual, física, financeira e intelectualmente. Se você não estiver crescendo em pelo menos uma área de sua vida, haverá sempre um “vazio”.
- Você está sempre ultrapassando os limites, tanto os seus quanto os impostos por outras pessoas e pela sociedade?
- Você é muito independente e não se apega às coisas materiais?
- Você acha às vezes difícil se conectar com outras pessoas e sai dos relacionamentos rapidamente?
Todos nós já ouvimos o velho ditado: “é melhor dar do que receber”. Isso porque sentimos uma profunda satisfação quando podemos ajudar, apoiar e contribuir positivamente, seja aos nossos familiares e amigos, seja a nossa comunidade ou o mundo em geral. A contribuição não se limita a ações grandiosas. Pode ser expressa de várias maneiras, desde pequenos atos de bondade até grandes iniciativas sociais. Não perca de vista o fato de que a contribuição começa em casa. Não negligencie as pessoas mais próximas a você enquanto muda o mundo.
Quer uma boa notícia? A contribuição contribui para todas as necessidades anteriores! Ao dar aos outros, você está construindo certeza e conforto de que você é uma boa pessoa e que há bondade no mundo. Você pode experimentar variedade, fazendo um inesperado ato de gentileza. Você também traz significado e conexão humana ao contribuir com os outros.
- Você é uma pessoa extremamente empática e compassiva?
- Você gosta de retribuir e compartilhar o que tem?
- Você quer deixar um legado?
As três primeiras necessidades: certeza, variedade e significância são consideradas necessidades do CORPO. Essas três ao juntar-se com a necessidade de amor e conexão formam as necessidades da PERSONALIDADE. Essas quatro são essenciais para a sobrevivência humana. Pense como seria a sua vida sem ter essas quatro dimensões atendidas…
Todos buscamos satisfazer as quatro necessidades da personalidade em algum nível, mesmo que isso signifique sermos desonestos conosco. Mas reflita um pouco comigo. O problema em investirmos na certeza é que não importa o quanto procuremos controlar o que nos cerca, nunca seremos capazes de obter certeza completa, pois vivemos em um mundo em constante mudança. O problema de investirmos na significância é que, não importa para onde olhemos, sempre haverá alguém mais importante do que nós.
Olhemos então para as duas últimas necessidades, crescimento e contribuição. Estas duas são as necessidades do ESPÍRITO. Essas sim são essenciais para a duradoura e completa realização humana. Quando nossas necessidades de contribuição, crescimento e amor são satisfeitas, elas tendem a automaticamente satisfazer todas as nossas outras necessidades.
- Foque em Variedade: Muita certeza leva ao tédio. Embora os humanos precisem de estabilidade, também ansiamos por mudanças e estímulos que a variedade traz. O que você pode fazer para adicionar variedade à sua vida e colher os frutos dos desafios que ela traz?
- Foque em aprender: aprendendo coisas novas e tendo novas experiências, desenvolva-se, busque autoconhecimento.
- Foque em crescer e contribuir: combinadas, essas duas necessidades nos fazem sentir realizados e completos.
Agradecimentos
Aos partilhantes da turma avançada do Transcender, minha gratidão pela conversa inspiradora sobre as Necessidades Universais.
Sobre o Autor