placa indicando problemas e soluções

Se você encara seus problemas de frente, você está errado.

Compartilhe este artigo:

A vida é marcada por um problema após o outro.
Que bom! Isto é maravilhoso! Os problemas que temos são verdadeiras dádivas.

Você pode estar pensando: “Então, peraí. Já que você gosta tanto, vou passar os meus problemas para você, beleza?”

Essa é uma saída que muitas vezes ficamos tentados a pegar. Como gostaríamos de passar os problemas para que outros resolvam a situação por nós… Você também?

Caso você queira uma vida sem problemas, posso te dar uma dica muito boa. Anote aí. A sua cidade tem pelo menos um bairro muito, muito especial. Lá a vizinhança é muito boa. E os moradores desse bairro não têm problemas e os dias são cheios de paz.

Esse bairro chama-se cemitério.

Sabe por que a humanidade progrediu tanto ao longo dos séculos e continuará progredindo nos séculos que virão? Porque nós temos problemas (muitos!) para resolver. Problemas tecnológicos, sociais, logísticos, ideológicos, econômicos, ecológicos, energéticos…

Você percebe que o nosso crescimento, a nossa evolução pessoal, é uma consequência natural dos nossos problemas?

A importância dos problemas

A água para manter-se limpa deve ser o tempo todo agitada, manter-se em movimento, ser água corrente. Se ela ficar parada, em pouco tempo ela “apodrece”.

Para você crescer e evoluir, também tem que ser “agitado” de vez em quando por um problema ou outro.

O que muitas vezes você esquece e agora eu quero muito te lembrar é de que você já tem aí dentro de você toda a capacidade e todos os recursos para superar e resolver os seus problemas.

O segredo para despertar esse potencial que está escondido é deixar de encarar o problema e olhar para soluções.

Um clássico da solução de problemas

Quero ilustrar esse conceito com uma estória famosa da Bíblia, que demonstra muito bem a atitude correta para resolver problemas. Com certeza você já ouviu falar de Davi e Golias, então eu vou te poupar dos detalhes e vou direto ao ponto.

Davi era um jovem franzino, pastor de ovelhas sem nenhum treinamento militar. Já Golias era um soldado agigantado, famoso por sua força sobre-humana, armado até os dentes, vestido com uma couraça impenetrável. Podemos dizer que Davi tinha um problema E-N-O-R-M-E para resolver…

Davi e Golias

Bem, provavelmente você já sabe que Davi resolveu sim o seu problema. Ele derrotou Golias usando uma arma chamada funda, com a qual atingiu o gigante no meio da testa com uma pedrada certeira.

Eu tenho certeza que se Davi tivesse se limitado a encarar o seu problema de frente, contemplando a estatura do problema, a força do problema, as armas do problema, a fama de “campeão matador” do problema… Com certeza ele teria sido massacrado pelo problema.

Mas a estória foi diferente. Imagino que ele deve ter pensado: “Ok, você é maior do que eu, é mais forte do que eu, mais armado do que eu, mais famoso do que eu… Mas o que eu tenho que fazer para acabar com você? Como eu te derroto?” Ele teve fé em sua capacidade de buscar e encontrar soluções.

Não se pode resolver um problema com o mesmo estado mental que o criou.Albert Einsten

Foque na solução, não no problema

Se você tem carta de motociclista você já sabe: a moto vai para onde você estiver dirigindo o olhar durante a pilotagem, não é mesmo?

Lembra do seu tempo de criança, quando durante uma brincadeira com a turma faltava alguma coisa? As crianças criativamente logo achavam uma solução. Elas logo providenciavam um substituto para aquilo que faltava: uma pedra, um galho, um pouco de terra e muita imaginação… E a brincadeira continuava.

Eis aí o segredo: focalize sua atenção na busca de soluções. E te digo mais: quanto mais soluções tiver, melhor. Ter uma opção só é prisão. Ter duas opçõesé ter um dilema. Já com três opções temos liberdade de escolha.

Conclusão

Esta informação fez sentido para você? Você tem encarado mais os problemas e se esquecido de olhar para as soluções?

Se você estiver travado mesmo num problema, também pode recorrer ao Coaching.

Uma das experiências mais gratificantes que tenho ao trabalhar com meus clientes de coaching é ajuda-los a superar os seus desafios. Meus clientes iniciam com problemaços de vida e grandes obstáculos no caminho rumo aos seus objetivos.

Ao trabalharmos juntos, e aplicando as técnicas poderosas do coaching, eles rapidamente passam a enxergar e encontrar soluções que antes eles nem sequer imaginavam que existiam.

FIQUE ATUALIZADO !
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Deixe um comentário