extrovertido vs introvertido

Qual é a sua: extrovertido, introvertido ou ambivertido?

Compartilhe este artigo:

A informação a seguir já ajudou a restaurar muitos relacionamentos. Quem sabe fará o mesmo por você? Descubra qual é o seu tipo básico de personalidade e qual o tipo de personalidade das pessoas ao seu redor.

Você já passou por algo assim?

Artur novamente chega em casa chateado. Acabou de ter outra discussão com sua noiva, Ana. De novo foi acusado por ela de ser um ‘metido’, por causa de seu jeito de querer participar de tudo e de sempre dar sua opinião.

“Puxa!” – pensa ele – “Ela parece que tem um rei na barriga! Quase nunca participa de nada e nem quer saber de ninguém. É do trabalho pra casa e de casa pro trabalho. Só quer ficar na dela!”

O que Artur e Ana ainda não sabem é que essas diferenças não deveriam ser motivos de discussão, e sim de compreensão mútua. Elas se devem aos seus tipos únicos de personalidade: ele é extrovertido e ela é introvertida.

Seja um mestre do seu Tempo
Baixe gratuitamente o meu e-book "Mestre do Tempo - a arte de fazer mais com menos" com super dicas para dominar o tempo e aumentar sua produtividade.

Introversão x Extroversão

Um tipo de personalidade nada mais é do que um padrão consistente de comportamento exibido por uma pessoa no seu dia-a-dia.

No início do século XX o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, sugeriu a existência de dois tipos básicos de personalidade. O tipo Extrovertido e o tipo Introvertido.

Mas vou logo avisando: nós, ocidentais, tendemos a pensar nos introvertidos como “tímidos” e nos extrovertidos como “amigáveis”. Só que para os orientais os introvertidos são vistos como “sábios” e os extrovertidos são muitas vezes encarados como “desrespeitosos”. Portanto deixe de lado quaisquer opiniões inicias que você possa ter a respeito do assunto.

Quem é quem?

A diferença entre um tipo e o outro tem a ver como cada um gasta e recupera sua “energia”, a libido.

Os Extrovertidos:

  • Direcionam seu foco de atenção e sua energia para os acontecimentos externos, tiram energia do contato com os outros e buscam estímulo no ambiente em redor.
  • Geralmente falam espontaneamente, sem pensar. O que pensam, eles falam.
  • Mantém uma grande variedade de relacionamentos, porém as relações tendem a ser rasas e superficiais.
  • Tendem a ter atitude aberta mesmo diante de desconhecidos.

Os Introvertidos:

  • Direcionam sua energia para o seu mundo interior;
  • Eles buscam estímulo em seu interior e raramente falam sem pensar. Gastam energia quando interagem socialmente. Precisam de tempo sozinhos para recarregar as energias.
  • Costumam ter poucos relacionamentos, porém estes são profundos.
  • Sentem-se desconfortáveis diante de grupos de pessoas desconhecidas. Abrem-se diante de amigos.

Existe mais vantagem em ser de um tipo do que de outro?
Bem, como tudo na vida, isso depende.

Por exemplo, numa reunião de negócios um extrovertido poderia se sobressair por ser o primeiro a falar e dar sua opinião. Na mesma situação, um introvertido poderia se sobressair por ouvir e ponderar todas as ideias e só depois apresentar sua conclusão.

Importante mesmo é saber que os tipos existem. Esse conhecimento nos torna mais compreensivos e nos arma com mais opções de ação – e quanto mais opções temos, mais liberdade e poder pessoal temos.

Somos todos uns Ambivertidos

Raramente encontraremos pessoas com tipos puros de introversão e extroversão. Na verdade, somos ambivertidos, isto é, possuímos características tanto de um tipo como de outro.

Imagine uma escala, que começa medindo “introversão pura” numa ponta e que vai subindo até chegar em “extroversão pura” na outra ponta. Assim, nos encontramos mais ou menos no centro da escala. Ora optamos por ser introvertidos, ora extrovertidos, de acordo com nossos interesses e necessidades.

Um pequeno teste

Convido você a realizar um teste rápido para verificar seu tipo. Responda sim ou não para as afirmações abaixo.

  • Eu prefiro conversar com uma só pessoa a conversar em grupo.
  • Eu frequentemente me expresso melhor por escrito do que oralmente.
  • Eu curto estar sozinho.
  • Parece que eu me importo menos com riqueza, fama e status que os meus colegas.
  • Eu não gosto de papo furado. Prefiro conversas aprofundadas sobre tópicos de meu interesse.
  • As pessoas normalmente me consideram um bom ouvinte.
  • Eu prefiro trabalhos que me permitam concentrar neles, com poucas interrupções.
  • Eu gosto de comemorar meus aniversários com umas poucas pessoas especiais, como amigos mais chegados e familiares.
  • Eu prefiro não discutir meu trabalho até que ele esteja terminado.
  • Eu não gosto de conflitos.
  • Eu faço meu trabalho melhor quando é feito do meu jeito.
  • Minha tendência é pensar antes de falar.
  • Eu me sinto “descarregado” e cansado após ter estado com muitas pessoas, mesmo que eu tenha me divertido.
  • Se eu pudesse escolher, eu optaria por um fim de semana com absolutamente nada para fazer do que um com muitas atividades agendadas.
  • Não gosto de fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

Quanto mais “SIM” você respondeu, mais tendência para o tipo introvertido você tem.

Seja um mestre do seu Tempo
Baixe gratuitamente o meu e-book "Mestre do Tempo - a arte de fazer mais com menos" com super dicas para dominar o tempo e aumentar sua produtividade.

Algumas Dicas

Um método para determinar se uma pessoa é extrovertida é começar uma frase e de propósito parar por alguns segundos. Extrovertidos geralmente completam a frase para você, diferentemente dos introvertidos.

Por serem sempre muito abertos, os extrovertidos podem dizer algo que você disse para ele em particular para o primeiro desconhecido que encontrar. Então se lembre de dizer claramente quando você quiser que algo seja mantido em segredo.

Lembre-se de dar tempo aos introvertidos para pensarem. Eles internalizam a informação, a remoem por dentro e só então chegam a uma decisão. Pressionar um introvertido a uma decisão rápida pode forçá-lo a dizer não, pois ele não se sente confortável tomando decisões imediatas.

Respeite o tempo de solidão que os introvertidos necessitam regularmente. Eles estão “recarregando as baterias”.

FIQUE ATUALIZADO !
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Deixe um comentário