passo de coragem

Você tem o que é preciso para dar este passo para melhorar seus relacionamentos?

Compartilhe este artigo:

Que tal dar um único passo e com isso melhorar ABSURDAMENTE a qualidade de seus relacionamentos pessoais, profissionais e sociais? Não estou falando de pouca coisa não. Falo de relacionamentos inacreditáveis com melhoras de 1000% ou mais!

No artigo de hoje, convido você a ir mais fundo nos seus relacionamentos. Vou mostrar como dar um passo que exigirá bravura e muita coragem para ser realizado. Nem todos estão preparados. E você? Estará?

Os Domínios que formam o sistema de sua vida

Eu descrevi quais são os domínios (ou áreas) que formam o sistema onde nossa vida se desenrola no meu artigo sobre as quatro únicas coisas que importam na vida. Dei também um teste para você se auto avaliar nestas áreas.

Os quatro domínios são:

  • LAR
  • TRABALHO
  • COMUNIDADE
  • “VOCÊ mesmo” (o self, ou o Eu)

Nestes domínios existem pessoas que são significativas para você, com as quais você mantém seus relacionamentos mais importantes. No domínio do VOCÊ, essa pessoa é você mesmo.

Uma vida equilibrada necessita de domínios equilibrados, com os relacionamentos de cada área equilibrados entre si.

Por exemplo, quais seriam as pessoas significativas no seu domínio LAR? São os membros da família direta (cônjuge, filhos), pais, irmãos e parentes próximos. Para algumas pessoas até mesmo animais de estimação podem ser considerados como seres significativos.

No domínio do TRABALHO, pessoas significativas típicas são os seus gestores, seus colegas de trabalho, sua equipe e clientes importantes. Pessoas com quem você mantém relações profissionais ou de trabalho.

No domínio da COMUNIDADE as pessoas significativas pertencem aos grupos onde você está inserído: líderes, amigos próximos, vizinhos, pessoas assistidas etc. Pessoas com quem você tem relacionamentos sociais e vínculos de amizade.

Leis dos Relacionamentos

time dialogando sobre relacionamentos extraordinários

LEI 1: Todo relacionamento gera EXPECTATIVAS para os seus participantes.

É fácil perceber o quanto as expectativas são fundamentais para o sucesso de nossos relacionamentos. Se você não obtém aquilo que quer da relação o resultado será frustração e insatisfação para uma ou ambas as partes. O relacionamento estará em risco de acabar ou no melhor dos casos de passar a ser “tolerado” como uma obrigação…

LEI 2: A qualidade do relacionamento será resultado direto do quanto as partes satisfazem as expectativas mútuas.

A maior das nossas expectativas é de que nossas expectativas serão atendidas. Porém evitamos falar abertamente sobre elas. Por que será?

LEI 3: Uma expectativa não conhecida será substituída por uma expectativa assumida.

Em outras palavras, assumimos saber aquilo que o outro quer e agimos de acordo com o que entendemos. Aí duas possibilidades podem ocorrer:

  • você acerta a expectativa da outra parte e tudo vai bem.
  • a expectativa assumida por você é muito maior ou muito menor do que a expectativa real da outra pessoa. No primeiro caso você se desgasta, investindo mais energia do que o necessário. No segundo caso você não atende completamente a expectativa da outra parte.

Relacionamento extraordinários começam assim

Passos para relacionamentos extraordinários
Conversar de maneira aberta e franca sobre um relacionamento não é uma das tarefas mais fáceis, porém é extremamente importante.

Posicionar-se perante o outro e aceitar ouvir o que o outro tem a dizer a seu respeito pode ser perturbador para muitas pessoas. Por isso a realização deste passo-desafio vai envolver certa dose de coragem e também de humildade, mas eu estou certo de que você se sairá bem.

Conversar de maneira aberta e franca sobre um relacionamento não é uma das tarefas mais fáceis, porém é simples e extremamente importante.Antonio Albiero

Ao realizar este procedimento você irá efetivamente e na prática deixar de lado o campo das ideias assumidas e passará a conhecer realmente quais são as expectativas das pessoas com quem você se relaciona no LAR, no TRABALHO e na COMUNIDADE.

Esse conhecimento permitirá a você:

  • Dosar a energia despendida em seus relacionamentos, de forma a atender corretamente as expectativas concretas.
  • Identificar conflitos de interesses em seus domínios (Exemplo de conflito: Seu gestor espera que você leve trabalho para casa enquanto seu cônjuge não concorda que você faça isso).
  • Harmonizar o seu sistema de vida (domínios), alinhando, renegociando e mudando expectativas quando for o caso.

Como fazer

pessoas dialogando sobre relacionamentos extraordinários

  1. Identifique as duas pessoas mais significativas em cada domínio. No futuro, realize este procedimento com mais pessoas importantes.
  2. Liste uma a uma quais são, na sua opinião, as expectativas que essas pessoas têm a respeito do relacionamento com você. Registre qual é o seu entendimento sobre as expectativas da outra parte. Isso permitirá que você compare o seu entendimento de antes da conversa com a informação real.
  3. Liste quais são as suas expectativas para o relacionamento. Aproveite e faça a sua lista de expectativas também.
  4. Agende um tempo razoável com cada uma dessas pessoas em um horário e local que seja o mais apropriado para elas.
  5. Dicas para a conversa:
    • uma boa maneira de começar o diálogo é dizer o quanto você valoriza o relacionamento de vocês. Explique que o objetivo da conversa é melhorar ainda mais o atendimento dos interesses mútuos, em particular os da pessoa em questão. Conduza a introdução de maneira apropriada e a outra pessoa ficará mais do que feliz em falar com você.
    • Peça que ela lhe diga o que ela espera do relacionamento, o que pode ser melhorado e o que está funcionando.
    • É importante ser “humilde” e ouvir atentamente o que for dito com o genuíno interesse de melhorar o relacionamento. Esteja preparado para o que for dito, sem julgar e sem se defender. É importante ter a guarda aberta e um genuíno interesse em conhecer a opinião do outro.
    • Diga as suas expectativas somente se achar conveniente e achar que a pessoa está receptiva. Na maioria dos casos a própria pessoa perguntará sobre as suas expectativas com relação a ela.

Conte sobre sua experiência

Desejo sinceramente que você realize este processo e seja muito feliz com o empoderamento que ele lhe trará.
Use os comentários abaixo para falar sobre a sua experiência ou tirar suas dúvidas.
Que benefícios este processo trouxe para a sua vida?

FIQUE ATUALIZADO !
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Deixe um comentário