Calendário Método Seinfeld

O Método Seinfeld é tão simples que chega a ser vergonhoso

Compartilhe este artigo:

Um calendário e um marcador vermelho. Isto é tudo o que o Método Seinfeld de produtividade pede. E foi tudo o que o seu criador, Jerry Seinfeld, precisou para se tornar um dos mais bem-sucedidos comediantes americanos, mantendo-se produtivo e criativo ao longo de sua carreira. Para quem não conhece, Seinfeld foi responsável pelo sucesso de uma das séries americanas de humor mais aclamadas da década de 90.

Quem é Jerry Seinfeld, criador do Método Seinfeld?

Jerry Seinfeld é um famoso e bem-sucedido ator e comediante americano.

Ele escreveu e estrelou a série de humor que leva seu nome, “Seinfeld”, que foi exibida pela emissora NBC por 11 anos (de 1989 a 1998). A série “Seinfeld” tornou-se um sucesso tão grande que chegou ao seu fim com o título de “o melhor seriado cotidiano de humor de todos os tempos”, aclamada pela crítica e pelo público.

Ou seja, o Seinfeld é realmente um camarada de sucesso comprovado. E, portanto, digno da gente dar uma olhadinha pra ver o que ele fazia de diferente de nós. Quem sabe a gente aprende um truque ou outro, não é mesmo?

O método Seinfeld de Produtividade

Certa vez Jerry Seinfeld foi questionado sobre quais conselhos daria para autores e atores iniciantes se tornarem tão bem-sucedidos quanto ele.

Em resposta, Seinfeld disse que o segredo é dedicar-se todos os dias, seja para produzir bons textos, ou qualquer outra atividade. Porém, motivar-se para sentar todos os dias para escrever – ou qualquer outra atividade – pode ser um grande desafio.

Porém, Seinfeld tinha um pequeno truque que acabou entrando para o rol das ferramentas de produtividade como o “Método Seinfeld”.

O passo a passo do Método Seinfeld

O método Seinfeld pode ser usado para muitas situações que requeiram que um novo hábito seja formado.

Para citar alguns exemplos: escrever, estudar e aprender novas habilidades, exercícios físicos, dieta, etc.

Eis o passo a passo do método:

  • Antes de mais nada, comprometa-se a realizar um mínimo daquilo que pretende a cada dia. Este artigo onde trato dos 15 minutos mágicos pode ajudar nisso.
  • Arranje um calendário que mostre o ano todo em uma página só e pendure-o na sua parede, num ponto visível e de fácil acesso.
  • Providencie um marcador vermelho.

Tenho aqui alguns bons calendários para você começar o Método Seinfeld hoje mesmo. Clique nestes links para baixar um calendário 2016 e outro para 2017 prontos, como cortesia do site.

Calendário 2016 em uma folha só
Calendário 2017 em uma folha só

Este site contém muitos outros formatos de calendários prontos para baixar e imprimir.

  • Cada dia que você fizer algo relacionado com aquilo que você está buscando (Seinfeld escrevia no mínimo uma ou duas linhas por dia) você marca um “X” no dia correspondente do calendário.
  • Como disse antes, comprometa-se com um mínimo. Tentar fazer coisas demais vai mais inibir do que ajudar, já que a pressão por produzir muito em pouco tempo pode paralisar você.
  • O objetivo é criar uma corrente de dias marcados com Xs vermelhos. Conforme as marcas no calendário forem progredindo e você for fazendo o mínimo possível apenas para marcar o X vermelho no calendário, um novo hábito vai sendo criado e vai se consolidando. A regra de ouro aqui é: Não quebre a corrente!
  • No dia que não fizer nada, deixe aquele dia em branco… Mas isso não vai acontecer, né?

Conclusão

Não quebre a corrente!

Dar pequenos passos, de forma consistente, é mais produtivo no longo prazo do que somente ter uns poucos dias de super produtividade e outros tantos dias sem ter feito nada.

E, caso quebre a corrente de Xs vermelhos por muito tempo, você verá que algo está errado – pode ser seu compromisso com o objetivo ou até mesmo o fato de você, no fundo, ter mudado de ideia. Aí é hora de rever as metas e começar de novo.

Experimente!

O Método Seinfeld de produtividade é tão simples que chega a ser vergonhoso não colocá-lo em prática. Providencie hoje mesmo o seu calendário (use os links acima para baixar um agora mesmo) e o seu marcador vermelho e comece. Lembre-se: feito é melhor que perfeito.

Sabe-se que são necessários 21 dias no mínimo para que um novo hábito seja incorporado em nosso cérebro. E nisso o Método Seinfeld é perfeito, com a sua regra de não quebrar a corrente.

Compartilhe comigo as suas impressões e experiências com o Método Seinfeld. Use o espaço de comentários abaixo. Para que você vai utilizar o método e depois, como estão sendo os seus resultados?

FIQUE ATUALIZADO !
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Um comentário sobre “O Método Seinfeld é tão simples que chega a ser vergonhoso

Deixe um comentário