Como superar o passado

Como superar o passado sem esquecer do presente

Compartilhe este artigo:

Você quer saber como superar o passado? Quer saber como deixar o passado atrás de si, encarando o futuro com confiança sem esquecer de viver o momento presente? Hoje vou passar algumas técnicas para ajudar você nesse sentido.

Bem, uma das habilidades mais úteis que você pode e deve desenvolver é a capacidade de ficar ancorado no presente, no exato momento-do-agora-mesmo.

Sua máquina particular de viagem no tempo

Você tem aí na sua cabeça uma fantástica máquina de viagem no tempo. O seu cérebro.

Num momento você está revivendo os eventos do seu passado e no momento seguinte você está antecipando acontecimentos de seu futuro. As pessoas passam o dia pulando do passado para o futuro, do futuro para o presente, do presente para o passado… Vira um pula-pula sem fim!

Só que tem um detalhe. O seu cérebro não distingue realidade de imaginação e nem distingue o que é memória do que é um evento real. Quando você imagina algo, revivendo fatos passados ou antecipando acontecimentos futuros, para o seu cérebro tudo se passa como se fosse realidade, como se estivesse acontecendo mesmo!

Quer a prova?

Imagine-se abrindo a sua geladeira e pegando um belo limão, daqueles bem suculentos. Você pega uma faca e começa a cortar o limão.

O sumo começa a escorrer pela lâmina e o aroma característico do limão recém-cortado fica cada vez mais forte. Você pega uma das metades e a aproxima de sua boca. Quando você morde o limão, bem devagar, percebe com intensidade seu suco azedo invadindo sua boca.

99,9% das pessoas começam a salivar só de imaginar a cena acima.

Como disse, o cérebro não distingue um limão real de um limão de faz-de-conta. E nem diferencia realidade presente de um fato que você imagina ou se lembra. O tempo do cérebro é sempre o eterno aqui-agora.

Por isso, quer você se lembre de um momento de sua vida ou antecipe os eventos do seu futuro, para o seu cérebro é como se isso estivesse acontecendo mesmo, neste momento, como se fosse um evento real.

O que isso quer dizer?

Apesar da lembrança do passado não ser nada além de um registro em sua memória autobiográfica, ainda assim ela tem atrelada a ela as emoções e sentimentos que você teve com a experiência. Ao serem acessadas na memória, tais sentimentos e emoções tornam-se novamente presentes e são revividos pelo seu cérebro.

Para evitar sentir esses sentimentos negativos novamente é que as pessoas buscam saber como superar o passado. No fundo elas querem parar de reviver os sentimentos e emoções desconfortáveis associados com as memórias delas.

Como superar o passado

Estratégia 1: Perceba que o passado não é real
Como disse acima, suas memórias não são o acontecimento real. São apenas registros guardados em sua memória com sentimentos e emoções relacionados.

Já experimentou um simulador de montanha-russa? Você sabe que as imagens e sons projetados na tela ou nos óculos não são reais, mas ainda assim você consegue viver a sensação de estar na montanha-russa com um considerável grau de intensidade, como se fosse real.

Se a vivência do seu passado foi ruim, se foi desagradável, pra que revivê-la? Se você foi ao cinema e odiou o filme que assistiu, por que então você iria assistir uma segunda (ou outras) vezes ao mesmo filme? Não faz sentido, certo?

Uma primeira técnica que passo para você é simples: acesse menos seus “filmes ruins”. Simplesmente deixe de passar esse filme na sua cabeça.

Pois tenho certeza de que você vai concordar comigo: quem vive de passado é museu. Ah! E quem vive de futuro é vidente… rsss

Estratégia 2: Você não é definido pelo seu passado.
Se você costuma dizer coisas do tipo “Eu sou assim porque…” seguido de uma lista das coisas negativas que aconteceram, pare agora mesmo! Isso é meramente uma desculpa paralisante que você vem contando para si mesmo.

Você não é o seu passado! Você é sim um produto de sua interpretação de suas experiências passadas.

Tome por exemplo dois irmãos. Eles tiveram os mesmos pais abusivos e violentos e foram criados no mesmo ambiente horrível, para dizer o mínimo. Um deles ao crescer tornou-se também abusivo como os pais. O outro, ao iniciar um relacionamento, jurou a si mesmo que jamais seria como seus pais…

Pelo exemplo que eu dei percebe-se que não são os acontecimentos em si, mas sim a forma como os acontecimentos são interpretados é que nos moldam.

No Coaching, os clientes são sempre convidados a honrar e respeitar a sua história pessoal.

A estratégia é colocar os eventos de sua vida, sejam positivos, sejam negativos, no “museu de sua história pessoal”, para serem honrados e respeitados. Mas o foco do Coaching é no futuro: onde você quer chegar?

Portanto, gaste sua energia construindo e realizando seus sonhos e não revivendo os acontecimentos desagradáveis do seu passado.

Estratégia 3: Busque a lição
Encontrar a lição de vida por trás dos acontecimentos do passado é uma maneira eficaz de libertar você da influência das memórias negativas.

Uma das explicações para uma memória do passado voltar à tona várias e várias vezes é simplesmente porque você ainda não se conscientizou da lição que ela tem para você.

Olhe para o acontecimento passado com a mentalidade mais madura e mais experiente que você tem hoje e pergunte-se qual é o verdadeiro significado do acontecimento. Que conselho você daria ao seu eu mais jovem?

Serenamente trabalhe no esclarecimento dessa lição. Quando descobrir a lição contida no acontecimento, faça um pacto com você mesmo de viver essa lição de forma prática na sua vida.

Como superar o passado usando sua própria mente

Estratégia 4: Use uma pitada de humor
O humor é a emoção mais universal e útil que todos nós possuímos. O humor é capaz de dissolver emoções negativas quase instantaneamente.

Vou ensinar um pequeno e divertidíssimo passo a passo para ajudar a superar seu passado com o uso do humor.

  • Permita que a lembrança que o perturba venha à sua mente até você começar a sentir-se incomodado com ela.
  • Agora, toque na sua mente uma música engraçada e divertida, ao mesmo tempo que você revive a memória. Note como os sentimentos já começam a mudar.
  • A seguir imagine todos aqueles que participam da sua lembrança vestindo roupas de bailarina e movendo-se de acordo com a música. Capriche na coreografia!
  • Continue com essa bizarrice até você se pegar rindo da cena. Dê boas risadas, kkkkkk!
  • Mantenha a cena rolando por uns cinco minutos e aproveite para se divertir muito.

Esta é uma técnica muito eficaz de Programação Neuro-Linguística, que brinca com os aspectos visuais e auditivos da memória em questão, reprogramando a maneira como o seu cérebro interpreta a lembrança.

Estratégia 5: Fale com alguém de sua inteira confiança
Muitas vezes, simplesmente deixar fluir e contar o acontecido a alguém promove uma catarse benéfica.

Mas isso não pode se tornar uma desculpa para sentir pena de si mesmo ou buscar chamar a atenção das demais pessoas para si.

Busque alguém que possa te ajudar a explorar a questão por diferentes pontos de vista e que te ouça sem julgamento.

Estratégia 6: Exercício, nutrição e sono
Não somos apenas uma mente. Nossa saúde geral também afeta significativamente nossos processos internos.

Mente e corpo são intimamente vinculados, de forma que a sua disposição geral afeta também a sua interpretação e a forma como você lida com as experiências externas e internas.

Estratégia 7: Busque ajuda profissional
Se você ainda estiver tendo problemas para superar o passado, saiba que não é vergonha alguma procurar ajuda profissional.

Um coach e/ou um terapeuta devidamente habilitados podem ajudar você, e muito, a ir em frente com sua vida, usando seu passado como catapulta para impulsioná-lo rumo a um futuro brilhante!

Conclusão

Estes são apenas algums exemplos de como superar o passado.

Mas não são os únicos. Explore outras formas, outras terapias, outras ressignificações. Hipnose pode ajudar também.

O importante é soltar os grilhões do seu passado e ser livre para ser o Ser em evolução que você é.

FIQUE ATUALIZADO !
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Deixe um comentário