Como achar tempo para aprender coisas novas ou dedicar-se a algo apaixonante se a sua agenda não permite e o seu tempo livre for escasso? Como continuar crescendo, desenvolver-se e aprimorar-se com pouco tempo disponível no dia-a-dia? Existe uma possibilidade. Use o recurso dos quinze minutos mágicos para criar mais tempo para fazer as coisas que você gosta ou precisa fazer.

Desejos e lacunas

Você já sentiu o desejo de desenvolver uma nova habilidade, mas percebeu que não tem mais tempo no seu dia e nem muitos recursos para dedicar-se a ela? Por exemplo, aprender uma nova língua, começar a tocar um instrumento musical, praticar um novo hobby, estudar um assunto de seu interesse…

Ou uma situação ainda mais crítica. Você já se pegou numa situação profissional ou pessoal na qual as pessoas começam a falar sobre um determinado assunto e você nota que não consegue acompanhar a conversa ou não tem muita segurança para dar uma opinião a respeito? Por exemplo um assunto técnico ou profissional, ou ainda uma notícia marcante da semana ou uma novidade tecnológica?

Na realidade o tema do assunto em pauta não é importante. O que importa mesmo é que você percebeu uma lacuna, ou seja, uma falta de conhecimento ou informação de sua parte que o impediu de participar ativamente da conversa.

Mas a sua vida já é tão ocupada e agitada… Como encaixar mais uma coisa na sua agenda? Como não sobrecarregar-se? Parece impossível. Mas talvez os quinze minutos mágicos possam ser a solução para este problema, ajundando a abrir mais tempo na sua vida.

O efeito de quinze minutos
Cronômetro
Para a maioria das pessoas que são bastante ocupadas e com agendas cheias, não parece tão impossível falar em conseguir quinze minutos livres em seu dia. No pior dos casos esses quinze minutos podem ser buscados em momentos como translados de um local a outro, durante o tempo de um lanche ou almoço, ou bem cedo ou bem de noite em casa. E até no banheiro! Quinze minutos são sim possíveis, principalmente se há um desejo forte ou uma necessidade pressionante envolvidos.

Quinze minutos parecem poucos quando olhados no contexto de um dia. Mas olha só a mágica. Quinze minutos por dia, em 365 dias de um ano somam 5475 minutos. Ou seja, 91 horas! Ou seja, mais tempo na somatória do ano. Que tal parece agora?

Para você ter uma ideia melhor, estima-se que são necessárias 20 horas de estudo para ganhar proficiência em um assunto. 91 horas são, portanto, quase 4 vezes e meia o tempo mínimo para obter proficiência naquilo que você quer aprender.

Assim, utilize os quinze minutos diários para abrir mais tempo em sua vida e assim aprender algo apaixonante ou cobrir a necessidade de fechar uma lacuna em seus conhecimentos profissionais. Ou ainda para estar mais antenado com as novidades e notícias. O uso dos quinze minutos diários vai te trazer um grande benefício e apoiar a sua evolução pessoal.

Se mesmo quinze minutos parecem impossíveis para você (Uau! Sério mesmo? Nesse caso você precisa ler urgentemente o meu livro “Mestre do Tempo”), que sejam dez minutos.

É melhor avançar pouco a pouco, porém de forma contínua do que ficar só no desejo e sem sair do lugar.

Concluindo

Como você pretende usar seus quinze minutos mágicos? Você acha a ideia proveitosa para você também?

Adoraria ouvir seus comentários, opiniões e ideias. Use o espaço abaixo para expressar-se.

Tags: |

Sobre o Autor

Antonio Albiero
Antonio Albiero

Antonio Albiero é Mentoterapeuta Integrativo, Engenheiro e Educador. Atua na indústria há 30 anos e há mais de uma década tratando, mentorando evoluindo e desenvolvendo pessoas.

3 Comentários