como acabar com seus problemas

Como acabar com os seus problemas em três passos

Compartilhe este artigo:

E aí? Você tem problemas? Quantos? Um só ou um monte? Gostaria de conhecer uma fórmula, feita de três passos fáceis para acabar com os seus problemas? Uma fórmula capaz de mudar a sua compreensão, a sua forma de ver os seus problemas, a ponto de poder dizer: “Oba! Mais um problema para resolver! Yes!!!!”?

Não seria legal? Então vamos lá! Você verá que o seu único problema real é a forma como você vê os seus problemas.

Ouça também o episódio correspondente do podcast Papo de Coach:

A realidade dos problemas

A população humana atual gira em torno de 7 bilhões de pessoas. Fora o fato de sermos todos parte da “mesma família”, há algo mais que nos liga uns aos outros. É o fato de que todos e cada um de nós tem que lidar com problemas no seu dia a dia…

O único lugar onde tudo é paz e harmonia, onde as pessoas não têm nenhuma dificuldade e onde os vizinhos se dão bem chama-se cemitério… Portanto, se você estiver vivo, você terá problemas.

Os problemas de certa forma são benéficos

Lembre-se: a sua felicidade não depende da remoção dos obstáculos da vida. A felicidade está no caminho, não no destino. Olhe para a jovem árvore: ela cresce forte em direção ao céu porque resiste aos fortes ventos e à chuva a que está exposta diariamente.

Vamos encarar realisticamente os fatos. Os problemas fazem parte da dinâmica da vida. Você teve, tem e terá problemas para resolver sempre.

Pensando bem, o mundo seria um lugar chato se todos os dias fossem iguais, sem imprevistos. Os problemas (e as boas surpresas) fazem parte do tempero da vida. Se por um lado o problema traz desconforto e dor, por outro a superação do problema traz alegria e crescimento.

Se você fizer uma lista das pessoas sábias que conhece e admira, tenho certeza que a principal característica dessas pessoas é a de que elas enfrentam seus problemas, suas dores pessoais e crescem com a experiência a ponto de usarem seus aprendizados para ajudarem a si mesmo e aos demais. Aqui sim faz sentido a frase: “No pain, no gain” – sem dor, sem ganho.

Seja um mestre do seu Tempo
Baixe gratuitamente o meu e-book "Mestre do Tempo - a arte de fazer mais com menos" com super dicas para dominar o tempo e aumentar sua produtividade.

Os três passos fáceis para resolver todos os seus problemas

Passo 1: decida ser uma pessoa extraordinária!
Pessoas ordinárias são as pessoas comuns, medianas, normais.
Já as pessoas extraordinárias são pessoas ordinárias que fazem coisas extras (a mais do necessário). Qual tipo de pessoas você quer ser? Pessoas extraordinárias, continuem lendo os passos 2 e 3!

Passo 2: Implemente esta pequena mudança linguística no seu dia a dia.
Substitua conscientemente as palavras “difícil”, “dificuldade”, “problema” por “desafio”. Diferentemente das primeiras palavras que evocam “dureza, tempos difíceis”, a palavra “desafio” nos convida à “superação”. Pronto! Só com esta pequena mudança, todos os seus antigos problemas acabaram e se transformaram automaticamente em desafios!

Passo 3: A transcendência dos problemas.
Convido você a transcender a forma como vê seus desafios diários. Veja-os como “bênçãos disfarçadas”. Veja-os como oportunidades para aprender mais e evoluir. Encare as dificuldades (opa, desafios!) como um remédio que, apesar de amargo, tem o dom em si de fazer o bem, de curar.

O mundo está dividido em duas categorias de pessoas:
Categoria 1: As que têm a crença limitante de que a vida acontece para elas: isto é, que a vida se desenrola sem muito controle, sem muito sentido, sem propósito algum. Dias bons são substituídos por dias maus. Tudo é fatalidade. Só resta reagir e lamentar os acontecimentos.

Categoria 2: As que têm a crença empoderadora de que a vida acontece por elas: no sentido de que tudo tem um propósito e um objetivo que, apesar de não estar claro no momento em que acontece, ainda assim vem para o bem, para o aprendizado e para o crescimento e evolução. Todos os dias são bons, uns mais amargos que os outros, mas todos com um propósito feito especialmente para você.

Lembre-se do Coachlema
O que vier, permita que venha. Se for bom, abrace. Se for ruim, deixe que passe.

Qual categoria de pessoa você quer ser?

Quanto a você eu não sei, mas eu prefiro muito mais ser parte do grupo dos que acreditam que a vida acontece por mim.

A categoria 2 faz a sua vida ser mais palatável, dando a você a determinação de enfrentar os seus desafios à medida que eles forem aparecendo ao invés de fugir e se esconder deles.

Muitas vezes o substituto que encontramos para substituir o enfrentamento ao problema torna-se em breve um problema também, não é verdade? Por exemplo, quem se refugia na comida para reduzir a ansiedade causada pelos problemas da vida pode acabar com problemas de obesidade… Eu que o diga!

Forma-se o famoso círculo vicioso.

Leia este artigo para dicas de como sair do círculo vicioso para a espiral virtuosa

Termino o artigo de hoje trazendo uma passagem do livro Growing Strong in the Seasons of Life, de Charles Swindoll:

Você tem um problema? Talvez responda, sorrindo para mim: “Um problema? Acreditaria em algumas dúzias de problemas?” Se ouvir as vozes ao seu redor, você buscará um substituto – uma rota de fuga. E não se dará conta de que cada um desses problemas é um instrutor indicado por Deus para o fortalecer e desafiar, além de aprofundar o seu caminhar com Ele. O crescimento e a sabedoria esperam por você com a solução de cada um destes problemas, apesar da dor e da confusão que eles possam lhe causar.

Vamos conversar sobre o assunto?

Fez sentido para você o assunto de hoje?
Participe! Deixe sua questão, opinião e comentários no espaço abaixo.

FIQUE ATUALIZADO !
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Deixe um comentário