Início / Liderança /

As quatro únicas coisas que importam na sua vida

As quatro únicas coisas que importam na sua vida

Neste artigo apresento um teste rápido para avaliar as quatro únicas coisas que importam na sua vida. É sério! Estas 4 coisas juntas, funcionando bem e em harmonia são a causa do sucesso estrondoso e alto grau de felicidade de todos aqueles que você sabe serem bem-sucedidos na vida. Porém, quando estas quatro coisas não estão em harmonia, elas são causa de insatisfação, estresse e fracasso.
Como líder, você deve compreender que a sua vida é um sistema: um todo formado por partes (domínios) independentes e pela soma dessas partes. Esses domínios são inerentes do ser humano e inconscientemente sabemos que devemos dar atenção a cada um deles para termos um grau de realização e felicidade maior.
Eis então os quatro “domínios fundamentais”:

  • Lar;
  • Trabalho;
  • Comunidade;
  • seu Eu (ou “Você mesmo”).
Entenda como o sistema funciona e porque é importante utilizar esta visão para organizar a sua vida.
Se você tem sucesso no Trabalho mas sérios problemas no Lar ou com Você mesmo, o seu sistema está com defeito. Por isso se diz que “sucesso no trabalho nem sempre é sucesso na vida”. Se você tem sucesso no Lar e infelicidade no Trabalho, o sistema também está em desiquilíbrio. Se tem sucesso no Trabalho, no Lar e com Você mesmo mas não contribui de alguma forma com a Comunidade onde você está inserido, sinto muito. O seu sistema está quebrado e inconscientemente você sabe disso.
Só quando se tem satisfação nos quatro domínios, então o seu sistema está em harmonia e funcionando. Você se sente então realizado e pleno.
Avalie com o teste a seguir como você está com relação a cada uma das quatro áreas. Seja sincero com você mesmo e aproveite a oportunidade para se auto-avaliar.

Lar

De 1 (péssimo) a 10 (excelente!) qual a nota que você atribui ao seu grau de satisfação com o seu lar?
Seu lar corresponde não só à sua moradia. EntendaLar = [moradia + família], ou seja, também as pessoas significativas que compartilham a vida com você. Abrange o sucesso e a satisfação com o seu ambiente e a boa convivência e harmonia do esposo e esposa, pais e filhos, vizinho com vizinho. Como está a relação com seus entes queridos (feliz ou em crise)? Sua moradia é limpa, organizada e acolhedora? Você tem um lar?

Trabalho

De 1 (péssimo) a 10 (excelente!) qual a nota que você atribui ao seu grau de satisfação com o seu trabalho ou profissão?
Você se realiza plenamente com o seu trabalho? Está fazendo aquilo que ama ou seu trabalho é mais uma obrigação que deve ser feita faça chuva ou faça sol? Sente que está se desenvolvendo, crescendo e de alguma forma contribuindo por meio da função que você desempenha? Consegue expressar sua criatividade e suas qualidades mais fortes com essa função? Recebe a remuneração que sente merecer?

Comunidade

De 1 (fraco) a 10 (forte!) qual a nota que você atribui ao seu grau de satisfação com a sua participação na Comunidade?
Comunidade é o grupo de pessoas no qual você está inserido. Qual a sua relação com as pessoas sob sua responsabilidade,com a sua gestão dessas pessoas? Começando com o grupo menor como o seu grupo de amigos ou igreja, a Comunidade vai abrangendo mais e mais pessoas como, por exemplo, seus vizinhos, as pessoas que moram no mesmo bairro, cidade, estado, país e no mundo! Você contribui ou vem contribuindo com a doação de seu tempo e recursos para o bem-estar da comunidade na qual você está inserido? Este é o domínio normalmente mais fraco das pessoas. Por isso convido a considerar esse aspecto seriamente. “É dando que se recebe. Há mais felicidade em dar do que em receber.”

Você mesmo

De 1 (péssimo) a 10 (excelente!) qual a nota que você atribui ao seu grau de satisfação com a você mesmo?
Qual o seu grau de satisfação com a sua saúde e sua forma física? Você é uma pessoa culta e bem informada? Considera-se inteligente? Conhece suas habilidades e competências? Como anda o seu controle emocional? Sua visão de mundo?

Some as quatro notas, divida por 40 e multiplique por 100.
Esta será a nota representativa da eficácia do seu sistema.
Nota < 30%: Crítico! Tome uma atitude já!
Nota entre 30% e 60%: Você tem dois domínios com pouca dedicação. Reveja suas prioridades e uso do seu tempo.
Nota entre 61% e 85%: Sua vida já mostra um bom grau de harmonia. Qual área ainda está carente de desenvolvimento?
Nota > 85%: Parabéns pelo excelente resultado. Continue se aperfeiçoando!
Por exemplo, Lar (10) + Trabalho (7) + Comunidade (3) + Você mesmo (7) = 27. (27/40)*100 = 67%
E então? Concorda com esta visão sistêmica da sua vida? Faz sentido para você?

Junte-se a mais de 400 Pessoas
Entre para minha lista e receba GRATUITAMENTE dicas de coaching, orientações de carreira e conteúdos exclusivos com prioridade.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + um =

%d blogueiros gostam disto: