balanço entre vida e trabalho.

As quatro únicas coisas que importam na sua vida

Compartilhe este artigo:

Neste artigo apresento um teste rápido para avaliar as quatro únicas coisas que importam na sua vida. É sério! Estas 4 coisas juntas, funcionando bem e em harmonia são a causa do sucesso estrondoso e alto grau de felicidade de todos aqueles que você sabe serem bem-sucedidos na vida. Porém, quando estas quatro coisas não estão em harmonia, elas são causa de insatisfação, estresse e fracasso.

Como líder, você deve compreender que a sua vida é um sistema: um todo formado por partes (domínios) independentes e pela soma dessas partes. Esses domínios são inerentes do ser humano e inconscientemente sabemos que devemos dar atenção a cada um deles para termos um grau de realização e felicidade maior.
Eis então os quatro “domínios fundamentais”:

  • Lar;
  • Trabalho;
  • Comunidade;
  • seu Eu (ou “Você mesmo”).

Entenda como o sistema funciona e porque é importante utilizar esta visão para organizar a sua vida.

Se você tem sucesso no Trabalho mas sérios problemas no Lar ou com Você mesmo, o seu sistema está com defeito. Por isso se diz que “sucesso no trabalho nem sempre é sucesso na vida”. Se você tem sucesso no Lar e infelicidade no Trabalho, o sistema também está em desiquilíbrio. Se tem sucesso no Trabalho, no Lar e com Você mesmo mas não contribui de alguma forma com a Comunidade onde você está inserido, sinto muito. O seu sistema está quebrado e inconscientemente você sabe disso.

Só quando se tem satisfação nos quatro domínios, então o seu sistema está em harmonia e funcionando. Você se sente então realizado e pleno.

Avalie com o teste a seguir como você está com relação a cada uma das quatro áreas. Seja sincero com você mesmo e aproveite a oportunidade para se auto-avaliar.

Lar

De 1 (péssimo) a 10 (excelente!) qual a nota que você atribui ao seu grau de satisfação com o seu lar?
Seu lar corresponde não só à sua moradia. EntendaLar = [moradia + família], ou seja, também as pessoas significativas que compartilham a vida com você. Abrange o sucesso e a satisfação com o seu ambiente e a boa convivência e harmonia do esposo e esposa, pais e filhos, vizinho com vizinho. Como está a relação com seus entes queridos (feliz ou em crise)? Sua moradia é limpa, organizada e acolhedora? Você tem um lar?

Trabalho

De 1 (péssimo) a 10 (excelente!) qual a nota que você atribui ao seu grau de satisfação com o seu trabalho ou profissão?
Você se realiza plenamente com o seu trabalho? Está fazendo aquilo que ama ou seu trabalho é mais uma obrigação que deve ser feita faça chuva ou faça sol? Sente que está se desenvolvendo, crescendo e de alguma forma contribuindo por meio da função que você desempenha? Consegue expressar sua criatividade e suas qualidades mais fortes com essa função? Recebe a remuneração que sente merecer?

Comunidade

De 1 (fraco) a 10 (forte!) qual a nota que você atribui ao seu grau de satisfação com a sua participação na Comunidade?
Comunidade é o grupo de pessoas no qual você está inserido. Qual a sua relação com as pessoas sob sua responsabilidade,com a sua gestão dessas pessoas? Começando com o grupo menor como o seu grupo de amigos ou igreja, a Comunidade vai abrangendo mais e mais pessoas como, por exemplo, seus vizinhos, as pessoas que moram no mesmo bairro, cidade, estado, país e no mundo! Você contribui ou vem contribuindo com a doação de seu tempo e recursos para o bem-estar da comunidade na qual você está inserido? Este é o domínio normalmente mais fraco das pessoas. Por isso convido a considerar esse aspecto seriamente. “É dando que se recebe. Há mais felicidade em dar do que em receber.”

Você mesmo

De 1 (péssimo) a 10 (excelente!) qual a nota que você atribui ao seu grau de satisfação com a você mesmo?
Qual o seu grau de satisfação com a sua saúde e sua forma física? Você é uma pessoa culta e bem informada? Considera-se inteligente? Conhece suas habilidades e competências? Como anda o seu controle emocional? Sua visão de mundo?

Some as quatro notas, divida por 40 e multiplique por 100.
Esta será a nota representativa da eficácia do seu sistema.

Nota < 30%: Crítico! Tome uma atitude já!
Nota entre 30% e 60%: Você tem dois domínios com pouca dedicação. Reveja suas prioridades e uso do seu tempo.
Nota entre 61% e 85%: Sua vida já mostra um bom grau de harmonia. Qual área ainda está carente de desenvolvimento?
Nota > 85%: Parabéns pelo excelente resultado. Continue se aperfeiçoando!

Por exemplo, Lar (10) + Trabalho (7) + Comunidade (3) + Você mesmo (7) = 27. (27/40)*100 = 67%

E então? Concorda com esta visão sistêmica da sua vida? Faz sentido para você?

FIQUE ATUALIZADO !
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

3 comentários sobre “As quatro únicas coisas que importam na sua vida

Deixe um comentário