familia na grama

Conheça os mistérios do amadurecer: a Teoria dos Setênios.

Compartilhe este artigo:

Imagina-se que aos 21 anos atinge-se a plena maturidade. Não é isso que ensina a Teoria dos Setênios. De acordo com ela, o seu amadurecimento total e completo vai pra lá dos 60 anos! Continue lendo para entender como isso se passa.

Por que sete anos?

Rudolf Steiner
Rudolf Steiner (1861-1925), filósofo e místico austríaco, fundador do movimento antroposófico e da pedagogia Waldorf, foi quem melhor delineou a função de cada setênio, e este artigo baseia-se no trabalho dele.
A humanidade intuitivamente divide a vida em períodos de sete anos desde muito tempo. Alguns exemplos: o menino iniciava nas artes da caça e da guerra com 7 anos. As moças eram apresentadas à sociedade por volta dos 15 anos. Nosso código civil (herança do sistema romano) declarava a maioridade aos 21 anos.
Seja um mestre do seu Tempo
Baixe gratuitamente o meu e-book "Mestre do Tempo - a arte de fazer mais com menos" com super dicas para dominar o tempo e aumentar sua produtividade.

VISÃO GERAL

O amadurecimento do ser humano-todo (isto é, corpo, mente, emoções e espírito) alonga-se por quase toda a vida. Note que o período de sete anos não é exato. Pode haver variações para mais ou para menos, ok?

Preparei o gráfico abaixo para que você possa ver todos os períodos juntos e ter uma ideia de como o nosso amadurecimento se processa ao longo dos setênios. Continue lendo para mais detalhes sobre cada fase. Vá acompanhando no gráfico também.

Gráfico da Teoria dos Setênios

Visualizar imagem maior

MATURAÇÃO FÍSICA

21 ANOS PARA APRENDER

Bebê
1º SETÊNIO – 0 a 7 anos
Ao nascer, somos 100% material genético de nossos pais. Por volta dos 7 anos, começamos a expelir os últimos traços biológicos herdados: os dentes de leite. Começamos a ser nós mesmos.

Imitando os “grandes” aprendemos a andar ereto, a falar, a brincar.

2º SETÊNIO – 7 a 14 anos
Socialização, escola. Primeiras lembranças que temos costumam ser por volta dessa idade. Nesta fase é onde fixamos hábitos, normas e costumes que são difíceis de mudar. Começam a aparecer as emoções mais claramente.

Pensamento-fantasia: os meninos são os heróis; as meninas são as princesas. Modelamos quem admiramos. Já viu a garotada dessa idade cortando o cabelo igual ao jogador Neymar?

3º SETÊNIO – 14 a 21 anos
O pensar, o querer e o sentir parecem estar em conflito dentro de nós. Muitos são arrastados por seus turbilhões interiores, descambando para excessos: rachas, gangues, ir contra os pais, o “proibido”.

Pertencer a um grupo passa a ter mais importância. Muitas escolhas e gostos são influenciados pelas preferências da turma. O processo de individualização (Crise de identidade: “Não sou meus pais”) começa. É a jornada em busca da própria essência.

Ao fim deste setênio, o jovem consegue pela primeira vez formular pensamentos próprios e independentes de conceitos e ideias externas.

MATURAÇÃO PSICOLÓGICA

21 ANOS PARA LUTAR

Jovens
4º SETÊNIO – 21 a 28 anos
A fase do centauro: meio humano, meio animal. Nossas emoções (o animal) ainda não estão sob controle. Agimos impulsivamente, sem pensar.

Queremos ganhar o mundo, experimentar coisas novas, conhecer gente diferente.

Começamos a nos perguntar seriamente: “Quem sou eu? O que eu quero da vida?”

5º SETÊNIO – 28 a 35 anos
A fase do Cavaleiro. A razão prevalece e pensamos mais antes de agir. As nossas emoções estão sob controle.

Após experimentar o mundo, desejamos estabilidade e relacionamentos duradouros (Crise dos Talentos). Escolhemos uma profissão, buscamos um emprego fixo, alguns formam uma família .

Surgem perguntas do tipo: “Qual o meu real papel no mundo e na sociedade?”

Homem maduro
6º SETÊNIO – 35 a 42 anos
Estamos no auge do vigor físico, com disposição para assumir riscos. Até então, o céu parecia ser o limite, que podíamos tudo. Agora, entendemos que nós mesmos nos limitamos.

Neste setênio surge a “Crise de autenticidade”: o que somos e o que temos parece ser falso. Temos estabilidade, mas ainda assim sentimos um vazio. Muitos iniciam uma segunda carreira ou um negócio próprio. Outros buscam um novo relacionamento (explica a “crise dos sete anos” nos casamentos).

Nos perguntamos: “Quem sou eu realmente? Era isso que eu esperava? Qual o sentido da vida?”

MATURAÇÃO ESPIRITUAL

21 ANOS PARA A SABEDORIA

7º SETÊNIO – 42 a 49 anos
Já ouviu a frase: a vida começa aos 40? Consolidamos a nossa identidade. Dizemos mais “não” aos outros e somos mais fiéis a nossa própria autenticidade. Os detalhes são menos importantes do que o todo.

Começa o declínio das forças físicas e aumentam as forças do espírito. Nos inclinamos para a espiritualidade e a religião. Deixamos o “EU” para encarar o “NÓS”.

Perguntas típicas: “Fiz o que tinha que ser feito? Me desviei do caminho? Cumpri a minha missão?”

Vovô
8º SETÊNIO – 49 a 56 anos
É o momento de desfrutar o que foi obtido. Sabemos o que sabemos e sabemos o que não sabemos. É a época da maestria, da sabedoria de vida. Apreciamos ensinar, orientar e guiar os demais.

9º SETÊNIO – 56 a 63 anos
Conforme envelhecemos, nossas forças físicas se convertem em forças criativas. Mais de dois terços das grandes obras primas da humanidade foram criadas por pessoas com mais de 60 anos.

Não é à toa que certas organizações e instituições só elegem líderes com essa faixa de idade. É onde você estará no no auge da sua total maturidade.

É a época de colher o que plantou anteriormente. Quem fez o que tinha que ser feito, de acordo com a teoria dos setênios, sente gratidão. Quem não fez, passa a sentir certa amargura.

E depois?

Hoje com a excelente expectativa de vida, é comum atingirmos idades superiores aos 63 anos.

A partir do 9º setênio, revive-se metaforicamente os setênios iniciais.

  • Alguns idosos voltam a serem crianças, necessitando de cuidados especiais.
  • Outros vivem novas aventuras, viagens, fazem cursos e aprendem novas habilidades.
Seja um mestre do seu Tempo
Baixe gratuitamente o meu e-book "Mestre do Tempo - a arte de fazer mais com menos" com super dicas para dominar o tempo e aumentar sua produtividade.

Conclusão

É importante notar que o caminho proposto pela teoria dos setênios pode ser trilhado (vive-se em harmonia com os ciclos) ou desviado (recusa-se a ir em frente, luta-se para permanecer no ciclo em que está).

Espero que este conhecimento ajude a ver com mais clareza o “conjunto da obra”. Do nascer ao momento de nossa partida, nosso objetivo deve ser amadurecer como ser humano pleno: físico, emocional, mental e espiritual.

Você conhece casos de pessoas que se recusam a ir em frente e viver seus ciclos de acordo? Compartilhe suas ideias e impressões.

Imagens cortesia de FreeDigitalPhotos.net

FIQUE ATUALIZADO !
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Deixe um comentário